segunda-feira, 24 de agosto de 2015

3 - Dicas para sair do "Elo Hell"

Elo Hell

Elo Hell, um nome bem sugestivo e que incita medo. Quem está nele não consegue sair e quem está fora não quer entrar. Assustador pensar que você pode ficar meses ou até mesmo anos preso em uma liga simplesmente porque o mundo conspira contra você. Mas quer saber, isso é frescura, um grande jogador do cenário brasileiro, Kami, tem uma opinião bem particular sobre Elo Hell que gostaria de compartilhar com vocês.

"Elo Hell se trata do Elo em que um jogador, por mais que tente, não consegue sair, seja caindo ou subindo. Ele fica preso e sem perceber, ganha e perde o mesmo número de jogos. Eu chamo isso de True Elo. O domínio de variação de Elo em que um jogador tem 50% de chance de ganhar é onde ele deve ficar."

Disse o Sr. Kami em um texto seu bem antigo. Acredito no que ele diz, pois já tive a experiência de fazer parte do Elo Hell e sair dele, então vou compartilhar com vocês o que é preciso, in game, para sair do Elo Hell. Começando pelo fato de que se ele é o seu True Elo você precisa melhorar para sair dele. Algumas coisas fora do jogo podem ajudar, mas isso é assunto pra outro post, o objetivo aqui é pegar nos detalhes que te prendem dentro do jogo, então vamos lá!


1 - Mantenha um bom farm


Pra começar, vamos tirar da cabeça que acompanhar o adversário é suficiente. Não é. Isso vai te deixar no mesmo nível de força que ele e com o mesmo XP (desconsiderando abates), o que te ajuda a não perder, mas não te ajuda a ganhar. É preciso ter vantagem, pois cada 15 minions equivale a um abate, então foque nos last hits, se preciso treine em partidas personalizadas sozinho dando last hits até alcançar 80 minions em 10 minutos e 200 minions em 20 minutos. Com essa marca você estará provavelmente a frente do seu oponente mesmo que ele tenha pego algumas kills e você não.

2 - Não morra

É simples, morrer significa dar vantagem ao oponente, então se você acha que aquele mato com um Malphite e um Yasuo do lado não é seguro, não entre, caceta (nem chegue perto, só saia de fininho). Os melhores jogadores do mundo morrem em média menos de 5 vezes por partida, alguns menos de 4 ou 3 vezes por partida. Não morra, isso pode te custar uma pequena vantagem na lane, uma torre, uma TF ou até mesmo o jogo.

3 - Tenha noção de jogo, saia do automático.

Normalmente quando entramos em um game já é a milésima vez que fazemos isso, então nosso cérebro tem predeterminadas a grande maioria das ações futuras para nos poupar energia. São hábitos. Criar noção de jogo significa combater esses hábitos que te guiam em 90% do jogo e te impedem de pensar no que é o certo a se fazer em cada situação. Você precisa criar o hábito de questionar o que fazer e quando fazer.

A grande maioria dos jogadores não conseguem subir porque, apesar de jogarem bem e muitas vezes ficarem fortes, não tem a noção de jogo necessária para fazer o certo na hora certa, puxar a torre que está a sua frente enquanto o time inimigo está quase todo morto ou em outra lane. Coisas de todos os tipos acontecem durante o jogo, mas por estar no automático você simplesmente não é capaz de fazer o seu melhor para o time e ganhar a partida.

Algo a mais...

Eu tenho certeza que vou ouvir sobre trolls e rage se acabar por aqui, então, só pra não dizer que não falei. Eles existem e estão em todos os Elos, mas se você for um deles, está aí o motivo de você não subir. Se estressar com o jogo é normal, mas não precisa dar a loka e estressar o time todo. Incentivar um jogador e dizer o que ele deve fazer para melhorar tem um resultado melhor do que simplesmente xingar ele. Quanto aos que fizerem isso com você ou seu time, vale tentar conversar com o indivíduo, mas se não funcionar, dar mute no jogador e jogar só por pings é sempre uma opção viável e talvez até necessária.


Foi isso galera, espero que tenha ajudado um pouco, vou começar a me aprofundar em certos assuntos mais pra frente, mas pra começar acho que está bom. Quem quiser ficar por dentro de mais dicas fica ligado no Tela Presa que nós vamos sempre estar trazendo coisa nova. Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário