- Geral
Wards são itens que te dão visão de uma área em sombra de guerra (parte escura do mapa), o que te permite evitar ou fazer emboscadas, além de te permitir saber como e quando agir. São itens polêmicos, pois jogadores de baixo nível não conseguem aproveitar seu potencial, já que para tirar proveito das wards é preciso ter um bom Map Awareness, assunto de um tópico passado nosso. Então, para que você possa tirar mais proveito eu aconselho que leia nosso tópico sobre Map Awareness.Ao wardar você tem que estar ciente que a ward não faz o trabalho sozinho, ela é um item auxiliar, então o que ela vale depende de você. Portanto, se acha que não está valendo a pena comprar wards, a culpa é exclusivamente sua. Também é importante se lembrar que todo o seu time recebe visão da área wardada, então é um benefício para toda a equipe e não só para você, ter wards pelo mapa.
Para que você não desperdice seu dinheiro e aprenda a usar o item mais OP do jogo, vamos destrinchar a lógica das wards. Vamos lá!
Legenda:
X = Sentinela Detectora
X = Sentinela Invisível
- Early Game
- Suporte
Vamos começar pelo clássico. Sim, é trabalho do suporte comprar wards e manter o mapa wardado, mas agora ele não pode fazer isso sozinho, há um limite de 3 wards e 1 pink por pessoa, então não pense que o trabalho é só dele, pois ele não teria como manter tudo wardado sozinho.De qualquer forma, se você é o suporte, é provável que em 95% dos jogos o seu primeiro item fechado seja a Pedra da Visão. Até que ele esteja fechado é aceitável ter um pouco menos de visão no jogo, mas é importante que se não der pra comprar na primeira volta à base, sejam compradas algumas wards soltas e uma pink. Depois de fechado o item você terá de começar a distribuir visão em pontos estratégicos.
A grande questão aqui é que nada disso é regra, muitas vezes as coisas podem variar e o suporte wardar o mid que está sofrendo e depois o jungle vir e wardar o bot. São coisas que variam de jogo pra jogo, mas como na SoloQ você teoricamente tem que saber fazer o seu, vamos focar no que é "certo" para cada lane. A propósito, vou dividir em time azul e time vermelho, porque as coisas mudam um pouco dependendo do time que você esteja.
Time Azul
Se seu adc for inútil ou estiver passando por dificuldade e não comprar nenhuma ward, essa é a configuração correta a se fazer, ela é mais defensiva e garante que você não tome ganks na bot lane.
Essa composição é completamente defensiva. A pink na trimoita é para que seu jungle tenha maior poder de gank, e as outras 3 são para evitar que você tome ganks. A propósito, neste caso eu estou considerando que você faz parte do time azul, portanto, a ward avançada da lane fica no mato de cima. E lembre-se de sempre carregar uma pink reserva com você, pois nunca se sabe quando vai ter um drag pra fazer. Nesse caso você deve por a pink em frente ao drag enquanto fazem,
Ah, nesta configuração é aconselhável passar a lente onde está posicionado o X verde do meio, no fim do rio, dentro da moita, pois é onde normalmente os suportes do time inimigo wardam.
Bom, considerando que seu adc não seja inútil e ponha pink na trimoita, então a configuração assume duas possibilidades, wardar avançado no blue inimigo, ou wardar o mid.
Nesse caso é aconselhável que você não se aventure sozinho na jungle inimiga. Espere o jungle, ou vá sozinho apenas se você tiver certeza que não vai ter ninguém te esperando. Seja rápido.
Aqui se deve passar a lente em frente ao dragão, já que teoricamente haverão duas pinks posicionadas onde poderiam haver wards do time inimigo.
Bom, se o seu mid estiver em apuros, sofrendo pressão do jungle inimigo e estiver com menos farm, não custa ajudar ele e wardar o mid, assim você facilita a vida dele.
A ward no mid irá dar segurança ao seu mid laner para continuar lá mais tranquilamente, sem tomar tanta pressão de ganks do jungle inimigo.
Essas são as configurações de ward para o suporte do time azul, agora vamos para o suporte do time vermelho.
Time Vermelho
É a mesma lógica, só que agora é ao contrário. Se o seu adc for inútil ou estiver sobre pressão, você vai ter as mesmas obrigações.
A composição é completamente defensiva. Nesse caso você tem duas opções para passar a lente, ou na trimoita, ou em frente ao dragon. Isso serve para que seu jungle tenha opções de rota para gank. Avise pra ele onde tem e onde não tem wards, assim ele terá muitas possibilidades de fazer um gank eficiente. Mais uma vez, lembre-se de ter a pink reserva pro caso do dragon.
Se o seu adc comprar uma pink a coisa muda de figura e agora teremos um leque maior de opções. pois manter a trimoita com uma pink é realmente difícil, normalmente elas não duram muito.
Não dê invade a este ponto sozinho a não ser que esteja MUITO certo de que não vai ser fechado. Se acontecer, saia pelo lugar mais seguro e não pelo mais rápido.
A situação é completamente opcional, você pode inverter, pondo a pink na trimoita e a vision ward na jungle inimiga. O posicionamento da ward avançada é estratégico, ela dá uma ótima visão da jungle inimiga.
Agora vamos ver duas formas de wardar o mid.
Essa também tem as mesma vantagens da anterior, mas com a pink na trimoita o suporte tem que estar disposto a gastar mais grana pra repor a pink depois.
Situacional para ambas as equipes
Caso você esteja muito avançado e pretenda dar um dive, é aconselhável que tenha ward na trimoita atrás da torre, isso porque se o jungle inimigo aparecer, a sua festa pode acabar mal. Já por outro lado, se você estiver sendo muito pressionado, é aconselhável wardar também, mas para impedir que o jungle inimigo ajude no dive, facilitando um 3x2 ou mesmo um 4x2 com a descida do mid. Assim você fica mais seguro.
As wards podem ser normais ou pink, depende da situação. Se estiver defendendo e a pressão for constate, por uma pink ali pode ser útil, assim você se priva de ter que ficar dando atenção a quando wardar novamente. Já no caso contrário, se estiver pondo pressão, por uma pink pode ser um desperdício de gold, não só porque é uma área que a visão não é tão necessária, quanto pelo fato de que o inimigo pode facilmente ir ali e destruir assim que a situação se tornar mais favorável pra ele.
- Pontos a se ressaltar.
- Como teoricamente é obrigação do suporte gastar dinheiro com wards, sempre que o adc comprar uma ward ele põe a ward recuada, no local onde supostamente é menos provável que ela seja quebrada, enquanto o suporte põe a ward mais avançada, onde existe maior chance de ser encontrada e quebrada.
- Outro ponto importante é que as wards avançadas nos matos da lane não servem só para evitar ganks, o top também pode vir de teleporte para um gank na bot lane, transformado a situação em algo mais favorável pro seu time.
- Apesar de já posicionar uma ward em frente ao drag, que teoricamente daria visão da movimentação do jungle para a bot lane, é necessário wardar a moita no fim do rio, pois muitos jungles como Rek'Sai, Jarvan, etc, tem pulos, o que permite que eles cheguem pelo lado, sem passar pelas wards, o que é muito comum no High Elo.
- E para fechar. Em certos momentos, se você estiver tomando pressão na lane, ward avançada pode não ser ideal, então é completamente justo você por a ward não no segundo mato da lane, e sim no primeiro. Também é possível wardar os dois pontos, caso o seu adc compre uma ward para te ajudar.
- ADC
Realmente para os adcs essa função fica meio esquecida, eles não se preocupam tanto assim com o posicionamento de wards porque o objetivo deles no jogo é usar todo o gold possível para criar um snowball de força e chegar no seu pico de poder, onde decide o jogo nas TFs. No early game o adc é provavelmente o personagem menos importante do time, posto que no late a morte dele pode significar o fim da partida.
Mesmo que o dito acima seja verdade, isso não impede que eles comprem uma pink ou uma ward normal, pois isso pode salvar a vida dele e do suporte. O ideal é que sejam compradas ao voltar para a base pela primeira vez, assim já se ganha muito em visão e fica mais fácil permanecer tranquilo na bot lane, o que permite até um roaming do suporte.
Bom, vamos ver alguns posicionamentos de wards que são estratégicos para o adc no início do jogo.
Time Azul
Basicamente, essa é a ward ideal, ali ela fica segura e permite que seu suporte warde outros lugares do mapa, dando vantagem de visão pro seu time e ocasionalmente garantindo maior controle de visão, pois terão duas pinks posicionadas nas entradas da bot lane, o que te deixa confortável em pedir um gank do seu jungle.
Essa forma de wardar é para os mais generosos. Isso vai garantir que as duas moitas estejam wardadas, facilitando as trocas na bot lane. Dominar o mato é importante, então pense bem a respeito de comprar uma ward para por nele.
Time Vermelho
Mesma lógica das wards do time azul. Você warda para dar liberdade ao seu suporte de liberar wards pelo mapa, e ter maior controle de visão.
Como dito acima, esta forma de wardar vai garantir que as duas moitas estejam com visão, facilitando as trocas na bot lane.
Continua.
Bom, galera esse foi o post de hoje, vai continuar, eu pretendia fazer de todas as lanes e todos os momentos do jogo, mas com as imagens isso levou mais tempo do que eu planejava, além de que iria ficar absurdamente grande.
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