sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Wards - Quem, como, quando e onde! | Jungle #03

Eee aí, galera, o Tela Presa voltou definitivamente! Desculpem pelo atraso, mas é que as vezes escrever esses posts demora mais de quatro horas, tempo que não tive nos últimos dias, mas agora está tudo certo.

Este é nosso terceiro post sobre wards e vamos falar de como um jungle deve se comportar em relação as wards, pois de fato é o jungle quem movimenta o early game e faz as coisas começarem a se desenhar. Portanto, se você joga na jungle ou não joga na jungle, mas as vezes tem que jogar na soloQ, venha conosco e aprenda a fazer o serviço.



- Geral


Basicamente, o jungle é o cara que tapa os buracos. Ele vai wardar o que estiver faltando, quando a bot lane estiver sobre pressão, quando o mid não estiver bem e sem grana pras wards, quando o top ficar muito tempo sem voltar, etc. Ele vai tapar esses buracos, procurando ajudar o time como um todo na defesa, mas não só, claro.

A jungle é a parte do mapa que não tem regras, o que acontece ali depende unicamente dos jogadores. Não tem minions chegando a cada 30 segundos, que você precisa segurar para sua torre não cair, assim como com um bom map awareness o seu maior perigo é o outro jungle, então é com ele que você brinca a maior parte do tempo. Bom, quando o jungle não estiver tapando buracos, então ele deve estar criando brechas no outro time.

Portanto, além de tapar os buracos com wards defensivas, um bom jungle sabe como se aproveitar das movimentações do jungle inimigo e por isso wards são tão bem utilizadas na mão dele. Uma ward que o jungle põe dentro da selva inimiga, que dê visão da movimentação do outro jungle de forma antecipada, pode neutralizar o jungle inimigo, permitindo ganks mais favoráveis, counter ganks, counter jungles e movimentação corretas dentro da lane pela sua equipe. Ou seja, se você joga na jungle pode dar muita vantagem para o seu time se fizer as escolhas certas.

Bom, vamos lá! Vamos começar!

X = Sentinela Detectora
X = Sentinela Invisível
X = Amuleto

- Early Game

Time Azul

- Jungle - Tapa buracos


Pra começar, vamos falar do básico, o que todo jungle faz, mas que nem sempre faz certo. Wardar as lanes de forma defensiva é a ideia de um early game seguro. Você não se arrisca muito, então não obtém grande vantagens, mas também não fica em desvantagem. Isso normalmente é bom para times que se beneficiam do late game, com carrys como Vayne, Kog, Orianna, etc, que crescem mais do meio para o final do jogo.


ATENÇÃO: Obvio que você não vai ter wards pra por em todos esses pontos, você vai wardar quando necessário, quando acontecer de alguma das lanes do seu time estar recebendo pressão do outro jungle e você não estiver conseguindo fazer uma boa troca com ele. Assim é válido wardar para o seu time ficar seguro e tentar aplicar counter jungle no inimigo, matando sempre os monstros grande e deixando um pequeno, para negar a ele XP e gold.

Outro ponto importante são as wards em frente ao Baron e Dragon. Elas são normalmente pouco necessárias, se você controlar o aronguejo. Tente fazer o aronguejo sempre que possível, ele é OP.


- Jungle - Ofensiva


Wards ofensivas proporcionam grande vantagem ao time que consegue mantê-las. Elas dão visão antecipada da movimentação do jungle inimigo e isso permite que as lanes se posicionem de acordo com a posição dele. Além disso permite que você dê counter jungle sem ter medo de ser fechado pelo inimigo.

O Counter Jungle é uma arte que quando bem trabalhada pode tirar completamente o outro jungle da partida, principalmente se ele for um campeão que depende de nível para ter efetividade nos ganks, como uma Vi, Norcturne ou Warwick. Por outro lado, quando ele é feito por esses personagens ele pode se tornar uma arma fatal, que dá uma vantagem em nível e gold. Uma Vi que pega nível 6 antes do outro jungle vai ter uma força de gank absurda, podendo transformar um gank do adversário em um desastre para ele.


Calma, sem desespero. Não é para por todas as wards de uma vez na jungle inimiga, você estaria jogando dinheiro fora, já que a ideia é só reconhecer a movimentação do jungle inimigo para saber como reagir, e não ficar vendo cada passo que ele dá.

A Pink é a ward que vai permitir a sua entrada, pois se você estiver sendo visto, terá problemas. Sendo assim, passe a lente no arbusto, tire wards caso tenha alguma e ponha a pink lá. Ela irá gerar pressão de mapa, permitindo que você fique pela área sem que precise se preocupar com wards inimigas. Mas caso não tenha dinheiro pra uma pink, ou ela já estiver posicionada, então você pode simplesmente passar a lente no arbusto que fica a pink de forma que ele pegue a entrada da jungle também e depois smitar as acuaminas (galinhas), pois elas dão o buff que mostra as wards próximas.

A ward ao lado do red deve ser posta caso o Buff esteja para nascer. Tendo visão do buff você ganha muitas possibilidades. Roubar o buff enquanto o inimigo está longe, armar uma emboscada pra ele, aproveitar do tempo que ele faz o red para dar um counter jungle em outro lado, fazer um gank, ou mesmo o drag sem perigo de contestação.

As outras duas wards, sendo a mais importante a que dá visão da passagem do mid para a jungle, servem para observar a movimentação do jungle. É preciso um bom map awareness para que essas wards sejam realmente efetivas, pois o jungle inimigo não vai ficar parado em cima delas, mas como estão em locais de grande movimento, onde se possibilita ver qual área da jungle ele está, são wards que se bem utilizadas, permitem especular com grande assertividade o que o inimigo está fazendo.

Na maior parte do tempo as duas wards mais efetivas serão a pink e a que mostra a passagem da lane para a jungle, porque sabendo que o jungle está na parte de cima da jungle é possível estimar pelo tempo o que ele está fazendo, já que a ward ainda é capaz de mostrar se ele está nas acuaminas ou se passou direto para o red. Sendo assim, temos segurança para nos movimentar pela jungle inimiga, desde que os laners permaneçam na lane. Vejam como fica:

E ainda dá segurança ao mid x).


Bom, mas não acabou, ainda falta o lado do blue.

Assim como antes, calma, não é necessário por todas as wards, elas são situacionais. Como a jungle na parte do blue é menor e oferece menos saídas, tem que ter cuidado ao entrar nela, porque se for fechado é bem provável que morra. Portanto, não arrisque à toa, antes de entrar se certifique de que não há wards com a lente, e então vá direto ao ponto.

A Pink, neste caso, serve apenas para dar visão da movimentação do jungle inimigo, mas ela não é a ward mais importante. As wards no blue e nos lobos permitem saber exatamente qual a movimentação inimiga, se ele vai pra um gank no bot ou se está apenas fazendo a jungle. Por outro lado, a pink é infinita e acaba dando uma visão da área por muito tempo, além de assegurar que você não está sendo visto pelo inimigo, o que te permite fazer pressão na jungle dele. Saiba usar a pink da forma certa, se o mid inimigo for muito dependente de blue, a pink avançada garantindo um bom invade te permite um roubo mais seguro.

A ward no blue é a mais importante, pois ela mostra a movimentação do jungle para o bot e entre 2 dos 3 campos que tem nessa parte da jungle, sendo um deles o buff azul. Portanto, dê preferência a ela. Por outro lado, quando for invadir a jungle inimiga, tente smitar os lobos, pois o buff dele te garante visão da jungle adversária, o que é quase uma ward com uma área gigante e inteiramente grátis.

Sendo assim, com todas as wards de maior importância posicionadas você deve ter o mapa assim:

Só tenha atenção a uma coisa, não é porque essas são as mais importantes que só elas devem ser posicionadas. Todas as outras tem sua validade e importância, mas dependem de certas situações. Obviamente o jungle não deve wardar sozinho, isso seria impossível, mas a se ele mantiver as wards certas nos lugares certos, pode garantir muita vantagem para o time.


- Jungle - Defensiva


Bem mais simples, funciona para o caso de você estar recebendo counter jungle, quando o jungle inimigo está fazendo pressão.

O X branco quer dizer que pode ser tanto uma detectora quanto uma sentinela invisível. Quando você warda esses dois pontos, se o seu mid e bot estiverem pondo wards, ficará sabendo da movimentação do caçador inimigo pela sua jungle, o que vai te permitir tomar alguma providência.

Time Vermelho

- Jungle - Tapa buracos


A ideia aqui é a mesma de antes, tapar os buracos que seu time deixar para jogar de forma mais defensiva, portanto:

Onde faltar você preenche. Se faltarem todas, warde onde você acha que dará mais frutos.



- Jungle - Ofensiva


Ainda com a intenção de gerar oportunidades e de prevenir o time do jungle inimigo, agora há uma grande diferença. O red fica perto da bot lane.

Considerando que a área do red é muito grande, existem vários caminhos possíveis para o jungle inimigo chegar a bot lane, que costuma ser em especial mais movimentada que as demais, pois um gank bem feito no bot pode significar o drag.

Sendo assim, vamos agora priorizar não mais a ward ao lado do red, a não ser que tenhamos a intenção exclusiva de roubá-lo. Como a visão da movimentação do jungle agora é mais importante, vamos priorizar a ward no mato da frente, que se posta bem na ponta permite ver a entrada do red e toda a passagem para os golens.

Como o mapa deve ficar:

Assim teremos uma boa visão da movimentação do caçador inimigo pela jungle.


Mas ainda temos o blue, que segue a mesma lógica do time azul.

Como a lógica se mantém, a ward do blue é a mais importante para dar visão da movimentação do jungle inimigo. Sendo assim, o mapa deve ficar desta forma depois de wardado em seus principais pontos:

Com o mapa assim temos visão de toda a movimentação do inimigo na jungle, o nos permite tomar as decisões certas na hora certa, podendo adquirir vantagens sem riscos.


- Jungle - Defensiva


Para o caso do jungle inimigo estar tentando um counter jungle, wardar de forma defensiva permite que você e seu time façam emboscadas, ou que você revide em outra parte do mapa.

Assim como antes, essas wards permitem que você veja a movimentação do inimigo dentro da sua jungle pelos caminhos mais utilizados, podendo ser wardados com pink ou não.


- Pontos a se ressaltar


  • Antes de mais nada, o que dissemos aqui não é regra, mas sim uma ideia do que seria "perfeito", mostrando apenas algumas das muitas situações possíveis.

  • Se você for dar counter gank, lembre-se de passar a lente e/ou posicionar uma pink, porque se houverem wards poderá ser fechado e morto.

  • Quando estiver na selva do inimigo, não gaste o smite à toa, use ou nas acuaminas para ter visão de wards próximas do inimigo, ou nos lobos, para ganhar visão dá jungle inimiga. São os dois buffs mais úteis para um counter jungle.

  • Não saia wardando qualquer lane de graça, deixe que o dono da lane faça isso, lembre-o de fazer isso. Só ponha wards para alguém se essa pessoa estiver sofrendo pressão, ou for o possível alvo dos próximos ganks do inimigo, estando muito avançado, ou se for um jogador chave para uma possível vitória.

  • Ao entrar na jungle inimiga para warda, se possível peça ajuda do suporte para não ir sozinho e avise o seu time pingando, pois você pode acabar ficando em apuros.

  • Tenha cuidado com a movimentação das lanes próximas a vocês quando estiver dando counter jungle. Os seus aliados vão demorar mais pra chegar do que seus inimigos, isso se forem te ajudar.

  • Tenha sempre uma pink no bolso para o caso de um dragão ou barão, você pode precisar.

  • Alguns jungles se beneficiam da Pedra da Visão em alguns casos, então certifique-se da validade do item para o jungle em questão. Não vale a pena para uma Shyvana, mas pode ser muito útil na mão de um Nunu.



Bom, galera, esse foi o post de hoje, eu espero que gostem. Não são todas as possibilidades de wards, mas são as mais importantes e que mais pesam. Quando se joga em equipe, é fácil ver o quanto as wards fazem diferença, mas na soloQ elas também são de grande valor, principalmente quando aquele que põe as wards sabe se aproveitar delas, chamando o time para os objetivos corretos.

Desculpem o atraso, sei que demorou mais do que o previsto, mas eu também demorei muito mais escrevendo do que achei que fosse. A série continua e amanhã vamos falar do mid game e posteriormente do late game, onde as wards ficam cada vez mais importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário